DOR ANTERIOR DE JOELHO OU SÍNDROME FEMOROPATELAR

A dor anterior de joelho, também conhecida como síndrome femoropatelar, condromalácia patelar ou joelho do corredor, é uma dor comum, principalmente em atletas que realizam muitos movimentos que envolvem agachamento ou corrida.

Mas não são apenas os atletas que estão sujeitos a dor anterior no joelho, pois essa é uma condição bastante comum, mesmo nas pessoas que não praticam atividades físicas regularmente, e ela está atrelada a diversos fatores, que explicaremos mais adiante.

Se você em algum momento já teve dor no joelho, sabe que alguns movimentos simples do dia a dia como sentar e levantar de uma cadeira, subir e descer escadas, é bastante doloroso, e em algum momento até involuntariamente acabamos evitando certos movimentos para minimizar a dor.

Para se ter ideia, a dor anterior de joelho responde por 25% dos distúrbios do joelho, e é bastante comum em atletas de crossfit, levantadores de peso, jogadores de basquete, tenistas etc. Já nas pessoas que não praticam esportes, essa dor aparece principalmente em jovens entre o período da puberdade e o início da vida adulta, nas fases de crescimento rápido. A dor geralmente se localiza abaixo da patela (aquela “bola” na frente do joelho), sendo uma condição que pode persistir por muito tempo se não for realizado o tratamento correto, ou seja, mesmo com repouso e medicação essa dor pode não desaparecer, isso porque a dor na maioria dos casos não está relacionada a um problema no joelho, sendo apenas um reflexo de algum problema que está em outro local do corpo.

Como eu sei se tenho dor anterior de joelho?

O ideal é procurar um fisioterapeuta ou médico que irá realizar uma avaliação composta de vários testes físicos para poder diagnosticar o problema, e em alguns casos até solicitar um exame de imagem como Raio-X por exemplo, para garantir que nada passe sem ser visto.

Alguns sinais podem indicar que você esteja com dor anterior de joelho:

  • Dor ao redor ou atrás da patela, que piora quando você corre, sobe ou desce escadas, ou agacha;
  • Sente um rangido ou crepitação quando dobra o joelho;
  • Em alguns casos pode até sentir que o joelho “trava” após ficar muito tempo sentado.

Vamos entender um pouco a anatomia do joelho.

A patela se localiza na frente do fêmur e desliza ao longo deste osso na “fossa intercondilar”, que é um espaço específico para que a patela possa deslizar durante o movimento de flexão e extensão do joelho.

Nessa imagem acima podemos ver bem detalhadamente a fossa intercondilar. Em geral, a dor anterior de joelho é causada quando a patela não está perfeitamente alinhada dentro da fossa intercondilar, e  em algum ponto desse deslizamento ela desliza um pouco deslocada, forçando as estruturas que se ligam a ela como o tendão patelar por exemplo.

O que pode causar a dor anterior de joelho

Como falamos anteriormente, a dor anterior de joelho na maioria dos casos não é causado por um problema no joelho especificamente, mas sim por problemas em outras estruturas que refletem no joelho. Abaixo vamos ver algumas das possíveis alterações que refletem em dor no joelho:

  • Alterações no quadril como fraqueza de glúteo médio, que podem causar alterações mecânicas nos membros inferiores, sobrecarregando o joelho;
  • Alterações nos tornozelos, alterando a pisada e sobrecarregando o joelho;
  • Diferença de força entre musculatura anterior e posterior de coxa, em geral a musculatura anterior de coxa deve ter cerca de 40% a mais de força do que a musculatura posterior;
  • Pé plano ou pé chato, que altera a forma como a pessoa pisa no chão sobrecarregando o joelho;
  • Alteração no padrão de agachamento, fazendo com que o peso do corpo seja jogado na frente do joelho ao invés de distribuir através da musculatura;
  • Encurtamento ou contratura em musculatura de coxa, principalmente na musculatura da parte anterior.

Formas de tratamento

Após feito o diagnóstico, identificando onde está o problema que gera a dor anterior no joelho, partimos então para definição do tratamento.

A fisioterapia é extremamente importante nesse momento para poder reduzir ou até mesmo eliminar as alterações físicas que estejam gerando sobrecarga no joelho e causando a dor anterior.

Em alguns casos pode-se fazer uso de medicamentos para auxiliar na redução da dor e controle do processo inflamatório.

Prevenção é o melhor remédio

Mais importante que o diagnóstico e tratamento após o acometimento da dor anterior no joelho, é a prevenção, procure um fisioterapeuta para que ele possa fazer uma boa avaliação, e diagnosticando alguma alteração física ele possa entrar com um tratamento, buscando evitar que essas alterações possam no futuro causar a dor anterior no joelho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post