Atividade física,Exercício Físico Quais os motivos do exercício?

Quais os motivos do exercício?

Calma, esse não é mais um texto clichê sobre os benefícios de praticar exercícios físicos regularmente… Fica comigo e vamos nessa conversa, que você já vai entender do que eu quero falar.

Muitas vezes os motivos para começar a fazer exercícios e cuidar da saúde parecem óbvios, não é?! Vou citar alguns exemplos clássicos:

➢ Prevenção de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, etc.);

➢ Melhora de dores nas costas, joelho, ombro;

➢ Melhora no esporte;

➢ Emagrecimento;

➢ Ganho de massa muscular;

➢ Entre tantos outros.

Mas se fosse óbvio e simples assim, todos praticariam não é mesmo?!

Saber os benefícios e os porquês da importância de se manter ativo não é o suficiente, tem que haver algo muito mais profundo que precisa ser lembrado, algo que nos faz sair da inércia e começar a entrar em movimento (literalmente falando).

Já diria a 1ª Lei de Newton – um corpo/objeto em movimento tende a permanecer nesse estado.

Então como começar?

É importante compreender que não existe um momento certo, um jeito certo, uma roupa certa… nada deve estar “perfeito” para que você comece. O primeiro passo pode ser assim, do jeito que você está, com o corpo que você está, com o dinheiro que você tem…

O mais importante é encontrar algo que você goste de fazer!!

Mas calma, isso nem sempre significa que você vai acordar e pensar “Nossa! Que vontade de ir para a aula de sppinning/yoga/fitdance…”, mas que quando você for, você vai sentir prazer em estar lá, nas sensações após aula/treino e se divertir com alguma coisa relacionada a essa prática. E isso vai ser um fator determinante para que você finalmente engaje e permaneça nessa rotina.

 E como encontrar algo que eu gosto?

Se pensarmos em esportes, podemos escolher entre esportes coletivos ou individuais, com ou sem bola, de campo, de quadra, de pista, de piscina, de rua… Percebeu o quanto é amplo? E isso porque falei brevemente apenas dos esportes… faltam as ginásticas, danças, lutas e jogos.

Então, é muito difícil que você não encontre NADA, nadinha que te faça se divertir um pouco ou sentir pelo menos um pouquinho de prazer.

Pense coisas sobre “Normalmente, prefiro atividades ao ar-livre ou em ambientes fechados?”, “Gosto de atividades mais intensas ou prefiro as mais tranquilas?”, “Que tipo de sensações eu gosto de sentir? Gosto de suar? De sentir o coração acelerado? De ter alguns desconfortos musculares que me lembrem que treinei? De sentir meus músculos alongarem?”, “Gosto de lugares com menos ou mais pessoas?”

Perguntas como essas podem te dar uma direção e então, apenas experimentando você vai ter certeza de que aquele exercício é mesmo para você.

E pra isso, precisa se permitir, se dar uma chance!

Exercício Físico já não pode ser relacionado apenas ao Físico, por mais que o nome diga isso, precisamos observar todo o contexto e isso vai te ajudar a olhar para eles com um pouco mais de carinho, ok?!

Talvez você já tenha escutado aquela frase “Se exercite por amar seu corpo, não por odiá-lo” e se você já a conhece, com certeza percebeu que é disso que estou falando!

Pois bem, ao se exercitar em um ambiente onde você se sente bem, acolhido, confortável e feliz, a tua relação com o exercício muda, a sua relação com seu corpo muda, a relação com os outros muda. Mas tudo isso não é rápido, não um passe de mágica e acredito que você já saiba disso. Por isso, escolha, experimente, tente, pare, tente novamente até se encontrar!

Você merece essas tentativas né?! Você merece esse cuidado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post