Esporte,Preparação Física,Treinamento de velocidade Por que melhorar velocidade máxima?

Por que melhorar velocidade máxima?

A essa altura do campeonato, eu tenho certeza que vocês já estão enjoados de ouvir meu papo sobre treino de velocidade, e o quanto ela é importante para um atleta de campo/quadra. Mas quanto mais eu trabalho, quanto mais eu posto, quanto mais eu converso, mais eu vejo que esse assunto precisa ser trabalhado. Que os atletas precisam de esclarecimentos, de tirar dúvidas, de saber como, quando e por que.

E é por isso que eu escrevo esse artigo. Por que treinar para melhorar velocidade máxima? Para explicar, vou começar pelo lado oposto, pelo lado da força máxima. Vou começar por ela por que é um tema já mais difundido no meio atlético (apesar de eu achar que pode ser melhor trabalhado). Digo oposto por que força máxima exige uma contração muscular lenta e contínua, com alta ativação durante toda a repetição. Um tiro de corrida em velocidade máxima é um dos gestos motores mais rápidos e velozes que existem, e os melhores do mundo trabalham a contração muscular numa espécie de “liga-desliga”, ou contração por pulso.

E onde eu quero chegar? É bem estabelecido que quando você aumenta sua força máxima, você aumenta sua possibilidade de exercer todas as outras capacidades de força melhor. CAPACIDADE DE FORÇA? É O QUE? Calma jovem, vou explicar. As capacidades de força são definidas pela relação velocidade x força. Quanto maior a força, menor a velocidade, quanto maior a velocidade, menor a força. Olhe o gráfico a seguir:

Pode se entender força máxima como um repetição máxima no agachamento,; força-velocidade como um levantamento olímpico; potência como um salto com barra nas costas; velocidade-força um salto pliométrico em relativa alta profundidade e velocidade como um Sprint em velocidade máxima. Essas são as capacidades de força que me referia. Lembra que disse, que aumentando sua força máxima, você aumenta a possibilidade de melhorar nelas? Pense na força máxima como um copo, e nas capacidades de força como o líquido. Quanto maior o copo, mais líquido você pode colocar!

E aí que entra o treinamento de velocidade. Então é só aumentar minha força máxima que eu vou aumentar minha velocidade? Sim, mas também não. Isso é história para mais dois artigos, mas: 1. O treino de uma capacidade pode influenciar positivamente as outras também, e 2. Não são todos os atletas que vão ficar mais rápidos só de ficarem mais fortes. Como eu disse, história para mais dois artigos.

O meu ponto hoje, aqui, é que assim como a força máxima tem impacto em outros aspectos do treinamento, e consequentemente no seu rendimento, a mesma coisa posso dizer da velocidade. Quanto você treinar para aumentar sua velocidade máxima, você aumenta sua capacidade em outros aspectos físicos (além do óbvio que é melhorar velocidade máxima):

Maior velocidade de contração muscular;

Aumento da capacidade elástica;

Maior potência;

Aumento na aceleração profunda;

Aprender a contrair em pulso;

Aumento da velocidade de reserva;

Maior resiliência nos tecidos envolvidos na corrida (menor chance de lesão).

Como você pode ver, o treinamento de velocidade é a mãe das capacidades atléticas. Esse tipo de treinamento deve ser encorajado tanto quanto, ou até mais, do que o treinamento de força máxima. Atletas estão sempre correndo no campo ou na quadra, mas nunca com uma barra nas costas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post